O 7º E foi à praia

eb23_florbela_espanca

No passado dia 11 de janeiro, os alunos do 7ºE da EB 2,3 Florbela Espanca realizaram uma recolha de resíduos marítimos na praia de Esmoriz.

Esta atividade está incluída no Projeto Curricular de Turma que tem como tema central, “O mar que nos une, o mar que nos separa”.

Com a preciosa colaboração da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Esmoriz, 17 alunos e 2 professores percorreram a pé o trajeto escola/praia (4 Km) e dirigiram‐se à praia para iniciar a limpeza da praia.

Foi com visível satisfação que os alunos e professores, durante 2 horas, recolheram todo o lixo que se encontrava na praia de Esmoriz, entre o paredão e a Barrinha.

No final contabilizamos 30 kg de lixo recolhido. As expetativas eram mais elevadas, recolher, ainda mais lixo no areal, no entanto e segundo informação que recolhemos posteriormente, a praia de Esmoriz tem recebido especial atenção das entidades locais e alvo de várias iniciativas do género da realizada pelo 7ºE da EB 2,3 Florbela Espanca.

Os resultados do inquérito de satisfação realizado junto dos alunos, revelam que os alunos consideraram a atividade foi altamente enriquecedora e que gostariam de participar noutras iniciativas do género.

Fazendo uma analogia com um adágio popular “De pequenino se torce o pepino”, é desde as idades mais tenras que a consciência ecológica deve ser desenvolvida.

Estamos em crer que todos os participantes saíram mais sensibilizados e com mais vontade de participar ativamente para a melhoria ecológica do nosso planeta, em particular das nossas praias.