Cultural e Recreativo

Grupo d`Arte e Cultura – Os Arautos

O Teatro é uma forma empírica de actividade mental continua e dinâmica, em que, através da ação, da língua e dos sentimentos, o ator retracta a realidade de uma forma mais profunda, verídica e coerente. É também a alegria de criar, transformar, superar obstáculos, viver a fantasia e representar a personagem com rigor e autenticidade. 

É neste sentido que o Grupo d’Arte e Cultura – OS ARAUTOS, tem orientado as suas actividade, fomentando o espírito de equipa, por forma a que todos se sintam solidários, e possam assim estabelecer uma relação empática entre espectadores e atores. 

“OS ARAUTOS – Grupo d’Arte e Cultura” foi constituído a 17 de outubro de 1994 e oficializado por escritura pública em 23 de maio de 1995, sendo composto atualmente por cerca de 30 elementos. Foram seus fundadores: Sidónio Oliveira Ramos, Belisário Augusto Vieira e João Manuel Marinheiro. 

O seu primeiro trabalho “Eis o Homem”, peça dramática baseada em textos bíblicos sobre a paixão e morte de Cristo, teve a sua estreia em Esmoriz. 

O Grupo ainda fez uma parceria com a Escola Preparatória de Esmoriz, fazendo um colóquio com três elementos do Grupo com o tema “Como de pequeno se aprende a torcer pelo teatro”. 
Durante o ano de 1995, realizou a comédia “Sopa Juliana” de Abreu e Sousa e Ascensão Barbosa. Entre o ano de 1996 e o ano de 2000 estrearam e levaram a vários palcos as duas comédias “Cama Mesa e Roupa Lavada” e “Dois Maridos em Apuros” tendo as duas peças cerca de 13 apresentações em diversos palcos do país. 

Com o entrar do novo milénio, o grupo inicio um novo trabalho “LA NONNA”, em que após cinco meses de ensaios, Os Arautos estreiam a comédia a cima referida.  
Foi também com o começo de 2000 que o Grupo iniciou a “Oficina de Teatro”, um sonho que há muito o Grupo pretendia realizar. Com este projecto a Escola Preparatória de Esmoriz juntamente com o Grupo realizou em 6 meses de trabalho uma peça criada de raiz pelos alunos.  
Realizaram ainda um workshop teatral com elementos do grupo no ano de 2003. 

Após este último projecto, o Grupo suspendeu as suas actividades teatrais estando parados até ao ano de 2010. 
No ano de 2011 um conjuntos de pessoas amantes do teatro tiveram a vontade de trabalhar e de elevar o Grupo d’Arte e Cultura novamente á ribalta, grupo esse que desde o seu inicio até há data de hoje já realizou nove Encontros de Teatro, produziu ainda as seguintes peças, “O Auto da Joaninha e da Fonte”, “O Natal Encantado”, “Ladrão em Casa” , “Bebedeira da Morte” ,“ Duelo Natalício”, “Escolinha dos Arautos”, “Triângulo Amoroso “, e “Circo Mágico”  

Não nos consideramos atores virtuosos, competentes em todas as técnicas de expressão, mas procuramos, estar com os outros e proporcionar-lhes momentos de alegria, prazer, paz ou mesmo reflexão. 

Close Search Window