A constituição oficial do Grupo deu-se a 30 de Junho de 1992 e nos estatutos o destino ficou traçado: “A associação tem por fim representar peças de autores nacionais e estrangeiros, organizar espetáculos de nível cultural e publicar boletins informativos”. Um destino implacável e próspero que se vai cumprindo e repartindo pelas pessoas que se orgulham de tomar parte nele.
O Renascer deu os seus primeiros passos com espetáculos de “Revista”, estilo que marcou fortemente os primeiros anos da vida da coletividade. Entretanto, ávido por experimentar e mostrar variedade, começou a apresentar diferentes tipos de espetáculo. Esta mudança retirou o rótulo exclusivamente “revisteiro” do Renascer e o Grupo passou a apresentar-se cada vez mais versátil, primando atualmente pelas peças infantis, pelos dramas e comédias.
Em 2000 iniciou o seu projeto mais importante – o Festival de Teatro de Esmoriz – propondo-se a organizar anualmente, entre setembro e dezembro, um evento com várias peças de estilos variados apresentadas por Grupos de Teatro de diversas origens. O objetivo é fomentar o gosto pelo teatro, educar e tornar a população da Cidade mais sensível à cultura e a outras formas de teatro. Em cada edição, convida sempre uma personalidade diferente ligada ao Teatro para “apadrinhar” o evento, tendo estado já presentes nomes como Júlio Cardoso, Alfredo Correia, Ruy de Carvalho, Odete Santos, Irene Cruz, Almeno Gonçalves, Manuel Bola, António Capelo e Joaquim Nicolau.
Em 2013 deu início à organização de mais dois projetos de continuação para dinamizar o plano cultural de Esmoriz: o ATI–Amostra de Teatro Infantil (evento composto por vários Grupos e peças especialmente para a infância); e o Vi(r)ver Teatro(evento que visa levar a palco um espetáculo de teatro mensalmente ao público da cidade).
O Grupo Teatro Renascer é sócio fundador da Federação Portuguesa de Teatro, participa ativamente em iniciativas de intercâmbio cultural, Festivais de Teatro e também de cariz competitivo. É atualmente o Sócio 1º.
É uma associação com tradição, mas que se afirma jovem e dinâmica. Aposta na formação e no teatro de qualidade, revelando-se cada vez mais ambiciosa e empenhada no futuro e em novos desafios.
Av. 29 de Março, 515
Horário: segunda – sexta, 09h00-12h30 – 14h00-17h00
Telefone: 256 750 940
J.F. Esmoriz | 256 750 940 |
GNR Esmoriz | 256 750 240 |
Bombeiros | 256 752 122 |
Ver mais |