Cultural e Recreativo

Grupo Coral de Esmoriz

O Grupo Coral de Esmoriz foi fundado em 1955, com a designação de “Grupo Coral Sacro e Musical de Esmoriz” e a sua atividade estava direcionada para a música sacra. Inicialmente era composto apenas por elementos do sexo masculino, mas em Maio de 1974 começou a ser integrado também, por elementos femininos. Em Agosto de 1985 foi reconhecido por sua excelência, o primeiro-ministro, como Instituição de Utilidade Pública.

Ao longo destas décadas, o GRUPO CORAL DE ESMORIZ, tem vindo a promover uma enriquecedora troca de vivências e de saberes, através de ações de intercâmbio cultural. O GRUPO CORAL DE ESMORIZ, para além da colaboração prestada nas celebrações litúrgicas, promove anualmente vários concertos. Vem apresentando obras de elevado valor artístico, das quais se destacam “Glória” de Vivaldi, a oratória “Jephté” de Carissimi e o “Requiem” de Mozart.

Esteve presente em Festivais e Encontros de Coros de índole nacional e internacional. Atualmente sob a direção artística de Profª Rita Tavares, o GRUPO CORAL DE ESMORIZ pugna por promover a arte e cultura musicais, honrando e dignificando Esmoriz e a sua gente. A sua filosofia assenta na disponibilidade total à causa do Canto e da Música.
O Grupo Coral Infantil, foi fundado em 1981, com a criação da Escola de Música e o seu recrutamento é feito entre os alunos da mesma escola. Em Setembro de 1995, o Grupo Coral de Esmoriz convida para Diretor Pedagógico da Escola e Maestro dos Pequenos Cantores o professor Artur Vieira, e o coro passa a designar-se desde essa data Grupo Coral dos Pequenos Cantores de Esmoriz.

A 4 de Julho de 1998, o Grupo Coral de Esmoriz foi galardoado com Medalha de Ouro de cidade de Esmoriz, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido nas camadas mais jovens, através da Escola de Música e do Coro dos Pequenos Cantores de Esmoriz. Actualmente e sob a direcção da Profª Andreia Costa, o coro tem participado nos vários eventos musicais com o brilho e a dignidade que a todos nos orgulham.

Atualmente com um grupo de professores devidamente habilitado, a escola oferece um vasto leque de opções para estudos musicais:
– Música para bebés (dos 6 meses aos 3 anos);
– Iniciação Musical (para os alunos do pré-escolar);
– Curso Preparatório de Música (para alunos do 1º ciclo);
– Curso Formal de Música (Instrumento e canto);
– Curso Livre (Instrumento e canto);
– Formação Musical para adultos;
– Coro dos Pequeno Cantores;
– Orquestra dos Pequenos Músicos;
– Orquestra de Guitarras.
(Instrumentos: Acordeão, Bateria, Clarinete, Concertina, Contrabaixo, Flauta transversal, Guitarra, Guitarra Elétrica, Oboé, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa , Trompete, Tuba, Violeta, Violino, Violoncelo)

Venham conhecer a escola, professores e oferta formativa!
Escola de Música do Grupo Coral de Esmoriz
Avenida 29 de Março, 838(Antigo Edifício dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz)
3885-518 Esmoriz
Telemóvel: 913 148 121
E-mail: coraldeesmoriz@gmail.com

Desde a sua criação pugna por promover a arte e cultura musicais, honrando e dignificando Esmoriz e a sua gente.
Hoje e como sempre, desde 1955, o Grupo Coral de Esmoriz canta sob o Lema: “CANTAR É VIVER”.